domingo, 13 de setembro de 2009

Esta - אסטה

Depois dos últimos dias de férias passados em Terras do Douro, recordo uma das melhores experiências musicais destes meses pós-aulas (ou pré-aulas, também podemos ver as férias desta maneira mais triste).

Uma banda Israelita, chamada Esta, que em Hebraico se escreve אסטה, e que apresenta a meu ver um estilo verdadeiramente de fusão numa caldeirada à base de jazz e rock instrumentais, flavours étnicos do país de origem, que se juntam perfazendo música absolutamente fenomenal. E tive o enorme privilégio de os ver ao vivo este Verão, em que constatei a quantidade enorme de instrumentos, desde os ocidentais, até aos mais exóticos do oriente, um músico inspirado no grande Roland Kirk, e que toca vários saxofones ao mesmo tempo, e até dois covers, um dos U2, e outro, o clássico "Nights in White Satin" dos Moody Blues.

Originalmente uma banda instrumental, lançaram o terceiro álbum (e até ao momento o último) em 2002, de título "Home Made World", onde incluíram o canto algo celestial de uma vocalista chamada Yarona Harel, que desde então passou a integrar a banda. Foi este disco que comprei, para poder ter uma imitação da experiência musical dessa noite, em que até aprendi algumas palavras em hebraico, e que possa repetir quando quiser. Só lhe falta mesmo a intensidade típica do "live", para deixar de ser imitação.

Achei este vídeo deles nessa coisa fantástica que é o Youtube. Espero que apreciem tanto como eu. E é com bandas e música deste género que me apetece dizer "Viva música do Mundo"!


Sem comentários: