quarta-feira, 14 de abril de 2010

Uma questão de semântica

Ontem descobri uma coisa da qual já suspeitava havia bastante tempo. Acontece que quando essas suspeitas nos influem mais directamente, passam antes a ser certezas, tal como me ocorreu ontem.

Se querem aprender matemática, antes disso aprendam português, ou a vossa língua materna, antes de qualquer outra coisa. Existe na Faculdade de Ciências do Porto, no início do 1º semestre, um dito curso de pré-cálculo, destinado a lançar alguns fundamentos aos alunos de matemática recém-chegados. Sublevo-me agora para a criação de um curso de pré-português na mesma faculdade. Para já ainda estou numa maré de grande indecisão sobre o público-alvo. Serão mesmo os alunos os que mais precisam de tal coisa? Não sou o proverbial mestre desse artifício que é o domínio da nossa língua, e não me arrogo de tal coisa. Mas considero-me minimamente capaz nessa faculdade.

Acabo endereçando um sentido pedido de desculpas a quem tiver lido este texto e aturado até ao fim estas muito pessoais divagações, e as acharem, com alguma legitimidade, dignas de um mitómano.

Sem comentários: