sábado, 12 de maio de 2012

Wish You Were Here

O álbum dos Pink Floyd que mais tenho ouvido ultimamente é o Wish You Were Here de 1975. A minha aventura no mundo dos Pink Floyd começou há já bastantes anos, e começou com o Dark Side of The Moon. O que de início me fascinou, como creio que já escrevi num certo post de há uns meses atrás, foram os efeitos sonoros. Pouco tempo depois, comecei a ouvir Beatles e comecei a ter capacidade para distinguir, e fazer uma espécie de educação musical sobre as diferenças entre as duas bandas. Isto foi no início deste milénio (ou talvez ainda no anterior, não sei) e durante alguns anos o meu conhecimento do universo Floyd começava e acabava ali. Até que me lembro de que, na rádio (que nunca passava Pink Floyd), ouvir uma sucessão de quatro notas, após as quais surge a música propriamente dita, e percebi logo que aquilo tinha que ser Pink Floyd. Vasculhei em casa e encontrei uma cassette onde estava escrito "Pink Floyd - Wish you Were Here".

Wish you Were Here é o primeiro álbum da banda após o Dark Side of The Moon, o que equivale a dizer que é o primeiro álbum depois da conquista do mundo que a banda empreendeu, quer pela crítica, quer pelas vendas (onde os Pink Floyd finalmente conseguiram vender na América), e o álbum iniciava a sua permanência de 14 anos consecutivos nos tops. Depois surgiu o problema de como se ia dar seguimento ao enorme sucesso de Dark Side. Segundo a banda e a crítica, Wish You Were Here foi um disco que teve um parto difícil. Começam a aparecer as primeiras tensões, que não seriam ainda determinantes, mas que marcam o início da mudança no seio da banda. A concentração e determinação anteriores tinham diminuído, como o Nick Mason disse certa vez. O Dark Side tinha sido o primeiro álbum onde todas as letras estiveram a cargo do Roger Waters, e como álbum conceptual, toda a ideia tinha partido dele, apesar de o álbum, em termos musicais, não ter nascido exclusivamente dele, tal como sucederia com Wish you Were Here. O David Gilmour diz que o Roger Waters era a "pushing force" dos Floyd. Depois do Dark Side era evidente que Waters seria o letrista dos Floyd, e por conseguinte, os próximos capítulos da história seriam altamente dependentes dele, pois não creio que a banda estivesse disposta a abandonar o modelo de álbuns conceptuais e voltar aos terrenos de indefinição que caracterizaram a banda desde 1968 até 1971, quando lançaram Meddle em que já se podia antever algumas das características que iriam protagonizar o Dark Side. E pouco depois do sucesso, já outro conceito para outro álbum surgia na mente dele. E esse conceito reside fundamentalmente no tema da ausência, incluindo a própria ausência da banda, cuja coesão diminuíra após o sucesso. Apesar deste distanciamento entre os membros, tanto o Gilmour como o Richard Wright dizem que este é o álbum preferido deles.

Mas há uma outra ausência que se viria a revelar ainda mais importante neste disco, a do Crazy Diamond, Syd Barrett, que segundo uma famosa história, terá aparecido no estúdio de Abbey Road julgando que ainda fazia parte da banda, um acontecimento que se diz ter devastado completamente os outros membros da banda, principalmente Roger Waters, que inicialmente não o reconheceram. É sobre ele o épico "Shine on You Crazy Diamond", que totaliza mais de 26 minutos de duração, e que abre e fecha o disco. Pelo meio duas músicas onde as letras de Waters atacam a indústria da música, "Welcome to the Machine" e "Have a Cigar", esta última cantada por Roy Harper. E mais a clássica faixa-título "Wish you Were Here".

A ausência de Syd é tema recorrente nos Pink Floyd e em grande parte das letras do Roger Waters, juntamente com a ausência do pai, falecido na WWII. "Nobody knows where you are. How near or how far" canta-se em "Shine on". 30 Anos depois, a formação clássica dos Pink Floyd juntou-se no Live 8 em 2005. Uma das músicas interpretadas foi "Wish you Were Here". E o Roger Waters voltou a referir o Crazy Diamond: "We're doing this for everyone who's not here, but particularly of course, for Syd". Syd morreu em 2006. Rick Wright morreu em 2008. Roger Waters e David Gilmour tocam juntos e abraçam-se em 2011, (em 2005, basta ver os vídeos do Live 8 para se perceber toda a tensão que ainda existia entre ambos, limitando-se a tocar, sem se olharem um ao outro). Se Syd fosse vivo, talvez não fosse capaz de compreender que o diferendo entre eles tinha acabado. Se compreendesse, com certeza que gostaria. "Wish you Were Here" dizem eles, e de cada vez que o dizem pensam no Crazy Diamond. 

2 comentários:

Rita disse...

Blog muito interessante. Gostei muito.
Este é capaz de ser um dos meus álbuns preferidos. Adoro. Shine on you crazy diamond é algo perfeito.

Phil disse...

Obrigado! :)