sábado, 25 de outubro de 2014

Ser Português - A piada

Acabei de chegar do futebol. O Boavista perdeu, estou um bocado chateado, a equipa não reagiu muito bem, mas valeu o esforço no fim, com mais um pouquinho de sorte ainda empatávamos. Estou chateado como disse, mas já estou pronto, como a maior parte das pessoas enquanto estavam a sair do estádio, de começar a rir, a mandar piadas, inclusivamente sobre a nossa equipa e sobre a derrota. Acho isto saudável, e é algo que não acontece muito nos clubes grandes. O pessoal leva aquilo muito a sério. Nos clubes mais pequenos, e no Boavista, o maior dos pequenos isto acontece sempre. Os portugueses gostam muito de piadas, por vezes a cair para um humor muito negro, mas os portugueses gostam. Ainda agora, somos capazes de fazer piadas sobre o Ébola, ou o que aconteceu no ano passado no Meco. É uma característica nossa. Por vezes, talvez a gente exagere, mas estas são as piadas à portuguesa, e quem as nega a isto geralmente são aqueles indivíduos algo snobs, a pregar uma certa seriedade para não se brincar com estas coisas, que é muito sensível e tal.  É a maneira de ser de um povo, quer eles queiram ou não. Esta é a meu ver uma das principais características do ser português. 
Acho que vou dedicar uma série de posts ao 'Ser Português' e ao 'Ser Portuense'.

Sem comentários: