quarta-feira, 14 de setembro de 2016

Cristiano Ronaldo

Já começou o lobby catalão para Cristiano Ronaldo não ganhar a bola de ouro este ano. E é sempre da mesma maneira: quem sabe de futebol sabe que Messi é melhor que Cristiano. Uma alarvidade claro, conforme é bem sabido. É claro que existe uma subjectividade inerente a dizer quem é melhor. Para mim é o Cristiano Ronaldo, e acho que percebo alguma coisa de futebol. A história também é sempre a mesma, que Cristiano só tem golo. Tenho memória, ainda me 'alembro' de quando se dizia que o Cristiano só driblava e cruzava, e metia poucos golos. Agora mete golos a mais! E depois o célebre argumento de que Cristiano tem pouco futebol. Que eu me lembre, marcar golos ainda é o objectivo do futebol, e é por isso que eu gosto. Não aprecio ver números de circo com bolo, gosto mais de ver indivíduos a tentar meter golo na baliza. Claro que há e houveram grandes jogadores, com muito futebol que não marcavam muitos golos... Isto significa apenas que para se ter futebol não é necessário ter golo, tal como para existirem nuvens não tem de estar a chover. Contudo, se chover, têm de existir nuvens, diríamos matematicamente que chover é condição suficiente para haver nuvens. Tal se passa com o golo, que factura e tem golo, tem de ter futebol. E a justificação disto é simples, conforme disse atrás, e deve-se apenas ao facto de que o objectivo do futebol é o golo. Como é então possível conceber que alguém que cumpre integralmente o objectivo do futebol de meter a bola na baliza não tem futebol?? Contudo, neste ano, não há subjectividade naquilo que se pretende saber, isto é, quem deve ganhar a bola de ouro. Cristiano foi o melhor marcador da liga dos campeões, competição que ganhou, juntamente com o glorioso título do nosso país do Euro 2016. O resto é letra!

Sem comentários: